16 setembro 2008

Descoberta dos Morangos e A Escolha

Ela é uma pessoa indecisa. Ela pode passar meia hora escolhendo uma sobremesa no cardápio e mudar de idéia quando o garçom chega. Pode andar na rua um pouquinho para um lado e depois para o outro, enquanto resolve a direção a seguir. Pode experimentar um milhão de roupas diferentes e jogá-las em cima da cama antes de sair de casa.

Nos seus dias mais dramáticos, ou mais influenciados por hormônios descontrolados, toda escolha dela se parece a escolha de Sofia. Qualquer um pode dizer que ela exagera, e exagera mesmo, mas, em seu drama particular, é assim, não sabe se casa, se compra uma bicicleta (dessa escolha já passou, rs!).

Escolher entre uma coisa boa e outra ruim é fácil. Mas escolher entre duas coisas boas, quando não se pode abraçar ambas, é quase tão difícil quanto escolher por que situação ruim passar. Porque o abandono de uma coisa boa, afinal, é sempre algo ruim.

Ela não sabe mais quem disse que, na vida, a gente tem que escolher entre mil caminhos e viver com a nostalgia dos outros 999. Deve ter sido um filósofo de botequim, porque esse é daqueles pensamentos que a cachaça inspira. Bom, o importante aqui é que ela se identifica muito com isso.

Mas ela pode considerar que, apesar do drama das escolhas, a vida dela anda numa maré muito boa, o que a leva à história de uma outra Sofia, personagem de um texto que ela leu lá pelos idos de 1998 numa aula de literatura. Lembra Profª Lucy???

Sofia, pelo que ela lembra, era uma garotinha que estava passeando com os pais ou algo que o valha. Andava por um caminho cheio de plantas quando avistou um morango. Encantada, começou a procurar outros, e depois outros, até que se descobriu cercada das frutas.

A moral da história da descoberta dos morangos é que as coisas gostosas estão lá para serem encontradas, desde que a gente saiba o que procurar. Pois Ela andou descobrindo o que precisava buscar e acabou encontrando bastante coisa...

Ela vai ser assim, enigmática. Mas vocês usem a imaginação para inventar do que ela está falando.

Nenhum comentário: